quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Estudo do livro A Experiência Da Mesa - Devi Titus‏ parte III - Sobre a hospitalidade....

Amigas, estamos chegando ao final do livro e que beeenção!!!! Eu amei e aprendi muitas coisas nessa parte III! Agora que aprendemos vamos colocar em prática?

Parte III

-Eleanor Roosevelt disse: “Mentes brilhantes falam de ideias; mentes medianas falam de eventos; mentes pequenas falam de pessoas”. Prepare uma atmosfera positiva para a experiência da refeição. Se falar sobre outras pessoas, certifique-se de que as palavras sejam sempre elogiosas e enriquecedoras.

-Use seus melhores pratos e copos uma noite. (Até mesmo taças de lojas de 1,99 enfeitam a mesa.) A família se sentirá especial, ainda mais quando estiver passando por momentos difíceis.

 - Há momentos na vida em que a última coisa que queremos é sair para comprar guardanapos e jogos americanos, colocar tecido novo nas cadeiras gastas da cozinha e planejar refeições em casa. Nesses momentos a autora dá algumas dicas: faça uma oração, coloque uma música, coloque uma toalha colorida e divertida e etc.

- Amigos vão e vêm, diferentes fases da vida vão e vêm, mas a tradição da mesa familiar, onde o Pão da Presença se encontra conosco, não muda. Sempre há lugar para você à mesa. A presença divina espera por você ali. Que tal se unir a ela?

- Sua oração à mesa sempre deve expressar gratidão pelo que Jesus fez por você na cruz, em vez de simplesmente agradecer pelo alimento. Lembre-se, o momento da refeição não diz respeito apenas ao alimento, porque “nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus” (Mt 4.4). Que suas orações sejam dignas do seu Deus. Embora o pão de cada dia que ele nos dá seja importante e devamos expressar gratidão por sua ampla provisão para nós, é muito mais importante que nossas orações à mesa reconheçam o
propósito da cruz, o amor de Deus e sua presença redentora conosco quando nos assentamos para comer.

- A mesa é o lugar onde alimentamos o corpo, saramos as emoções e nutrimos a alma. Você se sente afastado de Deus? Deseja experimentar mais do poder sobrenatural do Senhor em sua vida e na vida de seus familiares? Então venha para a mesa! Quando reunimos nossa família em torno da mesa e a transformamos num altar, tenho a convicção de que a presença redentora de Jesus nos encontra ali de maneira poderosa e sobrenatural.

- Depois que Deus lhe entregou os Dez Mandamentos, Moisés instruiu o povo de Israel acerca da importância de ensinar aos filhos a prática dos mandamentos na vida cotidiana:
Ouça, ó Israel: O SENHOR, o nosso Deus, é o único SENHOR. Ame o SENHOR, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças. Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar. Deuteronômio 6.4-7

Qual é o lugar na casa em que a família se senta e conversa face a face? À mesa.

- O momento do jantar é uma ótima oportunidade para encorajar e edificar uns aos outros.

- Quando chegava a hora de arrumar a mesa, mamãe me orientava a usar os pratos mais bonitos.

- Seja jovem, seja velha, quando uma pessoa passa por trauma, tentação ou embaraço, um convite para a mesa a leva a se sentir valorizada e seu senso de valor é restaurado.

- A mesa é o melhor lugar para expressar amor e perdão.

- Hebreus 13.2: “Não se esqueçam da hospitalidade; foi praticando-a que, sem o saber, alguns acolheram anjos”.

- Para Larry e para mim, convidar pessoas a nossa casa é o método preferido de fazer discípulos e parece ser a maneira bíblica também. Quando outros vêm ao nosso lar para fazer
uma refeição, esperamos não só que aprendam nas conversas à mesa, como também que consigam observar um modelo de vida cristã, exemplificado por nós dois.

 - O ato de dividir um prato extra à mesa diminui as diferenças e começa a unir um coração ao outro. Convidar alguém para comer em sua casa cria tempo de qualidade e uma oportunidade para um longo diálogo focado.

- O nível mais profundo de diálogo que ocorre em casa, em volta da mesa familiar, permite que a pessoa expresse emoções honestas, dores pessoais, desafios, vulnerabilidades e crises presentes.

Demonstrar hospitalidade não é o mesmo que receber pessoas em casa. Receber pessoas em casa é convidar visitas para se mostrar, exibindo como você cozinha bem e como é linda a
porcelana que ganhou de herança da família. É mais do que jantar e assistir a um filme. Em vez disso, a hospitalidade é uma atitude do coração — é transformar estranhos em amigos.



- As conversas com seus convidados devem ser positivas e edificantes. O apóstolo Paulo instrui: “Sejam sábios no procedimento para com os de fora; aproveitem ao máximo todas as oportunidades. O seu falar seja sempre agradável e temperado com sal, para que saibam como responder a cada um” (Cl 4.5-6).
Não consigo pensar em nada mais triste do que uma pessoa negativa, reclamadora e rabugenta.

- Eu costumava servir o jantar na copa e usava minhas melhores louças. Era a grande refeição do dia.

- Na igreja, eu examinava a congregação e convidava alguém que talvez nunca tivesse sido honrado com o convite de jantar na casa do pastor. Além de enriquecermos a vida dessas pessoas, elas também enriqueciam a nossa.

- A boa hospitalidade inclui planejamento e preparo, assim como espontaneidade. De qualquer modo, esteja de prontidão para dizer: “Estou feliz por ter você aqui”.

- Uma ótima fórmula para criar uma lista de convidados é incluir pessoas com quem você pode aprender (experientes), pessoas que se encontram numa fase da vida semelhante a sua (iguais) e pessoas que podem aprendem de você (bebês). Esse tipo de grupo sempre interage bem, tem muito a conversar e a contribuir uns com os outros.

- A hospitalidade não serve apenas para seu prazer pessoal, mas o prato extra se destina a criar prazer para os outros desfrutarem.


- Convide pessoas que não fazem parte de seu círculo de amizades. 


O que vocês mais gostaram? O que vão começar a fazer? Essa parte do livro gostei bastante pois fala muito de hospitalidade e colocar um prato a mais na mesa!! Que tal convidar uma amiga para jantar em sua casa? Ainda tem a parte IV....... 

Fiquem com Deus!!
Beijos,
Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário